top of page
  • Foto do escritorStrong Health

A ergonomia no ambiente de trabalho



Atualmente a ergonomia no ambiente de trabalho é uma das maiores preocupações das empresas.


Essa preocupação ocorre porque são evidentes os maléficos que uma empresa sofre ao negligenciar a ergonomia. São inúmeros os danos ao colaborador, tais como uma simples dor no corpo, até inflamações serias que acarreta em afastamento do mesmo. Como vemos o dano nem sempre está relacionado ao colaborador, mas também a empresa. Quando o mesmo precisa se afastar por saúde física, gera prejuízo para empresa, que futuramente poderá até mesmo ser surpreendida negativamente com ações trabalhistas.


Com isso em mente, passaremos dois passos que sua empresa precisa seguir ao se preocupar com a ergonomia no ambiente de trabalho dos colaboradores.


1º passo: Análise Ergonômica do Ambiente de trabalho (Laudo Ergonômico)

Para saber como corrigir os erros, é necessário identificá-los, para isso existe o chamado LAUDO ERGONOMICO, que é feito por um engenheiro de segurança do trabalho e assinado por um profissional da saúde.

Neste Laudo são identificadas: a biomecânica da execução do serviço, as instalações de maquinário e ferramentas a serem utilizadas pelo colaborador, dentre outros pontos que são analisados detalhadamente, para que, caso necessário, possa ser feita uma adaptação no ambiente de trabalho.


2º Passo: Adaptação ergonômica do ambiente de trabalho

São várias as medidas a serem tomadas após concluída a análise do ambiente de trabalho, as quais podem ser desde um ajuste em uma cadeira, até mesmo a implantação de um programa completo de Ginastica Laboral.



É importante ressaltar ainda que cada segmento e cada setor possui a sua particularidade quanto a ergonomia, devendo ser analisado de forma individualizada. Para que seja realizado um serviço de excelência, que resguarde a empresa de eventuais problemas, é necessária a consulta com um especialista, faça um orçamento com a Strong Health e saiba como podemos ajudar a sua empresa.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page